Quando um simples sorriso muda o rumo de um dia
Por Fabio Tadeu

Há dias em que fazemos dezenas de coisas importantes.
Trabalhamos, estudamos, cuidamos da saúde, resolvemos problemas, ajudamos quem amamos, planejamos projetos e enfrentamos uma rotina que parece não ter fim.
E, no entanto, quando a noite chega, percebemos que aquilo que ficará guardado na memória talvez não seja nenhuma dessas grandes tarefas.
Às vezes, basta um sorriso.
Minha sexta-feira começou cedo, sob os 12 graus do inverno paulistano.
O dia que, teoricamente, seria mais tranquilo, mudou completamente de rumo logo pela manhã, quando fui chamado para substituir, de última hora, um colega professor em uma aula on-line de Direito voltada para concursos públicos.
Durante toda a manhã compartilhei conhecimento, esclareci dúvidas e fiz aquilo que amo desde que descobri que ensinar também é uma forma de servir.
Terminada a aula, fui para a natação.
Confesso que entrar na piscina em um dia tão frio exigiu um pouco mais de coragem do que normalmente exige. Mas disciplina é justamente isso: fazer o que precisa ser feito mesmo quando a vontade insiste em ficar debaixo das cobertas.
Naquela mesma manhã subi na balança.
Mais 1,1 quilograma havia ficado para trás.
Pode parecer apenas um número para quem olha de fora.
Para mim, representa saúde.
Representa perseverança.
Representa esperança.
Depois acompanhei minha mãe para comprar materiais de limpeza em um antigo fornecedor da família. Voltando para casa, reorganizamos praticamente todo o meu quarto. Mesa, cadeira, cômoda… móveis pesados que mudaram de lugar até que tudo encontrasse uma nova disposição.
Curiosamente, enquanto mudávamos os móveis de lugar, eu ainda não imaginava que Deus também mudaria um pouco o lugar das minhas emoções naquele mesmo dia.
Após o almoço, ainda atendi uma cliente durante quase uma hora para tratar de um processo de inventário.
Mais tarde veio a academia.
Na esteira caminhei durante 40 minutos e 4 segundos, mantendo 4,8 km/h, com 0,5% de inclinação.
Pode parecer pouco.
Para mim, significou mais um investimento na minha própria vida.
A musculação e o exercício aeróbico deixaram de ser apenas uma questão estética há muito tempo.
Hoje representam uma espécie de poupança para o futuro.
Cada treino é um pequeno investimento para que, quando a idade avançar, eu continue caminhando com minhas próprias pernas.
Foi cansativo.
Mas terminou com a tranquila sensação de dever cumprido.
Saindo dali, passei no Carrefour apenas para comprar algumas coisas.
Foi justamente ali que aconteceu aquilo que eu certamente jamais teria previsto quando acordei naquela manhã.
Quem acompanha meu podcast já me ouviu mencionar algumas vezes o Gabriel, funcionário do Carrefour.
Sempre achei que ele fosse uma pessoa extremamente simpática.
Tem um jeito educado, delicado e um sorriso daqueles que iluminam qualquer ambiente.
Naquela sexta-feira aconteceu algo diferente.
Enquanto eu era atendido no caixa, Gabriel estava trabalhando em outro setor da loja.
Quando ouviu minha voz, aproximou-se do caixa, resolveu rapidamente uma pequena tarefa e, antes de voltar ao seu trabalho, olhou para mim, sorriu e disse:
— Boa tarde.
Tudo durou poucos segundos.
Talvez tenha sido apenas educação.
Talvez apenas gentileza.
Talvez eu esteja interpretando mais do que realmente aconteceu.
Também existe essa possibilidade.
Mas existe uma coisa da qual tenho absoluta certeza.
Aquele sorriso mudou completamente o meu dia.
Não porque significasse alguma promessa.
Não porque fosse o começo de uma história.
Mas porque foi um gesto de humanidade.
Num mundo em que tantas pessoas passam umas pelas outras sem sequer levantar os olhos, alguém interrompeu a própria rotina por alguns instantes para cumprimentar outra pessoa.
Pode parecer pouco.
Para mim, não foi.
Enquanto voltava para casa, pensei em como a vida muda.
Houve um tempo em que eu confundia intensidade com felicidade.
Vivi experiências passageiras.
Conheci pessoas.
Cometi erros.
Aprendi.
Hoje não procuro aventuras.
Não procuro relações superficiais.
Não procuro alguém apenas para preencher uma noite.
Descobri que o vazio deixado pelas relações sem compromisso costuma durar muito mais do que o prazer momentâneo que elas oferecem.
Hoje desejo algo muito mais simples.
Quero construir uma história.
Quero dividir a vida.
Quero assistir televisão ao lado de alguém.
Conversar.
Caminhar.
Rezar.
Envelhecer.
Talvez seja a idade.
Talvez seja a maturidade.
Talvez seja apenas a compreensão de que o amor verdadeiro dificilmente nasce da pressa.
Naquela mesma noite ainda precisei preparar um sermão para a Comunidade Cristã Voz & Fé.
Também chegaram os novos equipamentos de iluminação que serão utilizados nos primeiros vídeos oficiais da comunidade.
Olhei para tudo o que havia acontecido durante aquele dia.
Dei aula.
Nadei.
Emagreci mais um quilo.
Ajudei minha mãe.
Reorganizei a casa.
Atendi clientes.
Treinei.
Planejei novos projetos.
Preparei uma mensagem para a igreja.
E, ainda assim, quando pensei em escrever sobre aquela sexta-feira, foi um sorriso que ocupou a primeira linha da minha memória.
Talvez seja assim que Deus trabalhe.
Não necessariamente através de acontecimentos grandiosos.
Mas através de pequenos instantes que devolvem esperança a quem já estava apenas vivendo mais um dia comum.
Não sei o que aquele sorriso significou.
Talvez nada além de educação.
E está tudo bem.
Nem tudo precisa transformar-se em uma história de amor.
Mas algumas pessoas passam rapidamente pelo nosso caminho e, sem perceber, deixam o mundo um pouco mais bonito.
Foi exatamente isso que senti naquela sexta-feira.
Quando fechei a porta de casa, compreendi que os maiores acontecimentos da vida quase nunca fazem barulho.
Eles chegam discretamente.
Vestidos de simplicidade.
Escondidos em pequenos gestos.
Às vezes carregados apenas por um olhar.
Outras vezes por um simples “boa tarde”.
E talvez seja justamente por isso que a esperança nunca morra.
Ela apenas aprende a sorrir.
⸻
Ao Gabriel
Se algum dia você chegar a ler estas linhas, Gabriel, quero apenas lhe dizer uma coisa.
Obrigado.
Obrigado pelo sorriso.
Obrigado pela educação.
Obrigado pela delicadeza.
Você talvez nunca imagine o quanto um simples “boa tarde” pode mudar o dia de alguém.
Naquele dia, mudou o meu.
Continue sendo essa pessoa gentil, educada e sorridente. O mundo precisa de pessoas assim.
E, se me permite uma última confidência, deixo registrado um desejo que nasce da sinceridade do meu coração: quem dera um dia você escolhesse caminhar ao meu lado. Seria uma enorme alegria para mim.
Mas, acima de qualquer desejo meu, peço a Deus que abençoe profundamente a sua vida, proteja os seus caminhos e o faça muito feliz, seja qual for a estrada que você escolher percorrer.
Quem dera essa estrada pudesse, um dia, cruzar definitivamente a minha e você escolhesse estar ao meu lado. Mas, aconteça o que acontecer, continuarei pedindo a Deus que ilumine cada passo da sua caminhada e o acompanhe em todos os caminhos que você decidir seguir.
Que Deus esteja sempre com você.
⸻
✍️ Blog do Podcast do Fabio
Escrito por Fabio Tadeu
Advogado • Professor de Direito • Teólogo • Radialista • Pastor
Mestre em Direito Empresarial • Bacharel em Teologia
Fundador da Comunidade Cristã Voz & Fé
Fundador e Diretor da Web Rádio Drops Jurídico
Ministro da Palavra e da Música
“Creio que a verdade deve caminhar com o amor, a justiça com a misericórdia e a fé com a inclusão. Escrevo para que, em meio às dores e às esperanças da vida, ninguém se esqueça de que o amor continua sendo a maior força que existe.”
🌿 Podcast do Fabio
Reflexões sobre fé, vida, amor, espiritualidade, Direito e esperança.
Porque, mesmo depois das tempestades da vida, Deus continua escrevendo novos capítulos.
https://taggo.one/podcastdofabio
Nenhum comentário:
Postar um comentário